Na montagem de seu site WordPress, é muito importante a escolha do tema. Será ele quem determinará  a interface  e o visual do seu site. As fontes, os esquemas de cores, a posição das barras de navegação e dos menus entre outras tantas coisas serão configuradas na escolha do tema.

Existem temas gratuitos e temas pagos, conhecidos também como temas premium. Na hora de escolher um tema para seu site, isto deve ser levado em consideração. Mas qual a diferença entre um tema  premium e um tema gratuito? Vale apena comprar um tema?

Temas Gratuitos

temas gratuitosDevido à popularidade do WordPress, você tem uma grande seleção de temas gratuitos para escolher. Na verdade, o diretório do tema WordPress sozinho tem mais de 2.600 temas gratuitos disponíveis. Assim, Você pode baixar e experimentar o maior número de temas como você gosta até que você encontre o caminho perfeito para você.

Contrariamente à crença popular, poucos desses temas livres vêm com algum suporte bastante decente. No entanto, mesmo com todos esses prós, ainda existem algumas desvantagens para alguns dos temas grátis disponíveis para download.

Apesar de alguns temas gratuitos terem um ótimo suporte, muitas vezes você recebe o que você paga: nada.

Isso pode ser frustrante quando você tiver dúvidas ou correr para bugs com o tema. Além disso, a falta de suporte virtual traz a outra grande desvantagem destes temas. Eles muitas vezes não têm as atualizações de bugs e de segurança necessárias.

Demora muito tempo para manter um tema atualizado. Enquanto muitos designers criam seus temas com a melhor das intenções, eles geralmente não têm tempo para se dedicar a algo que não lhes dá retorno algum em dinheiro. Portanto, quando estiver procurando um tema grátis, é importante que você faça um pouco de pesquisa, para quantos anos o tema foi projetado e quando foi sua última atualização. Se ele não foi atualizado nos últimos dois anos, não vale a pena.

Muitos temas gratuitos não têm um monte de recursos para utilizar na configuração do site.  Isto poderia ser muito bom se você está procurando algo simples e fácil de navegar, ou pode ser uma dor de cabeça total.

Temas Gratuitos

Vantagens

Desvantagens

  • São gratuitos
  • São muitos disponíveis
  • Alguns têm um bom suporte
  • A maioria não possui suporte
  • Alguns temas poderão deixar de serem atualizados
  • Falta esclarecimento sobre os recursos do tema

Temas Premium

temas premiumMesmo que temas premium (ou seja, pagos) do WordPress pareçam ser a melhor opção para você e seu site, ainda existem algumas desvantagens a considerar. Muitas vezes, quando as pessoas ouvem a palavra “é o tema premium”, muitas vezes acreditam que isso significa ser melhor; no entanto, nem sempre é o caso.

Cada tema WordPress é diferente, portanto, as opções, funções temáticas e código podem variar de tema para tema. Por exemplo, em alguns temas é mais fácil de mudar as coisas como cor ou fonte, enquanto em outros não.

Além disso, a comunidade e suporte desses temas ou assinaturas pagas pode ser um pouco falha. Mas, novamente, isso não é uma afirmação genérica.

Outra desvantagem que mantém muitos de optar em um tema premium é o fato de ter que pagar – e o preço pode ser um pouco alto …

O custo para os temas geralmente varia entre o preço confortável de US $ 30 e em até impressionantes US $ 200 ou mais. No entanto, muitos blogueiros casuais e outros que estão apenas começando no mundo dos negócios on-line, muitas vezes têm dificuldade para justificar o pagamento de uma taxa alta para um tema (s) que poderá não ser utilizado depois de comprado.

Temas premium e lojas temáticas têm algumas das principais características que geralmente colocá-os muito à frente de muitos temas gratuitos no mercado. Temas premium muitas vezes têm mais recursos e funções do que os gratuitos , e preço nem sempre é como uma desvantagem.

Temas Premium

Vantagens

Desvantagens

  • Tendem a ter mais recursos funções para um site mais poderoso
  • A maioria é continuamente atualizado
  • Possuem grande suporte e documentação
  • Alguns não têm o melhor suporte
  • O preço pode ser alto
  • Com muitos recursos será mais demorado a aprender  a usar o tema.

Todas estas vantagens e desvantagens dos temas premium e dos temas gratuitos deverão ser levadas em conta na escolha de seu tema. Analise atentamente as características do tema para não ter nenhuma dor de cabeça com seu site posteriormente.

E-book Grátis!

O completo Guia do Trabalho a partir de Casa: Mantenha as coisas simples. Entre com seu NOME COMPLETO e E-MAIL para pegar o E-book GRÁTIS

  • Crie seu Blog!
  • Gere Tráfego!
  • Tenha seu Próprio Negócio!
Fábio Rabelo
Fábio Rabelo

Últimos posts por Fábio Rabelo (exibir todos)